A presidente Dilma Rousseff disse que o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, está buscando "incansavelmente" o desenvolvimento de uma vacina contra o zika vírus.
"Estamos em contato com os Estados Unidos para o desenvolvimento de uma vacina contra o zika vírus. Três instituições do Brasil estão fazendo pesquisas para fazer essa vacina", disse, durante entrega de unidades do Minha Casa Minha Vida em Indaiatuba (SP).
"Há também o empenho do governo federal com Estados e municípios para combater o mosquito que transmite essa doença."
As declarações de Dilma a respeito do zika vírus foram feitas em meio a uma mudança no discurso do governo em relação à doença.
EUA preparam medidas para conter transmissão do vírus zika por relação sexual
"Cada ultrassom que mostra a cabecinha dele normal é um alívio", diz grávida de 28 semanas sobre o risco do zika
Desde a semana passada, a presidente assumiu a frente do que tem chamado de "batalha" contra o mosquito. Ela mobilizou diversos ministérios para mostrar que o governo está colocando em prática ações para resolver o problema.
A presidente também convocou para esta quarta-feira um pronunciamento em cadeia de rádio e televisão com objetivo de pedir apoio de todos os segmentos da sociedade para combater o Aedes aegypti. O discurso irá ao ar às 20h20.
Na fala, que terá pouco mais de seis minutos e foi gravada na tarde de segunda-feira (1), a presidente pedirá a mobilização da população para combater os criadouros do mosquito evitando assim que o zika vírus continue a se proliferar.
De zika a rubéola: as doenças que podem causar más-formações em fetos
Há um ano, profissionais da saúde na Bahia reportaram casos de pacientes com manchas avermelhadas pelo corpo. Em um primeiro momento, a suspeita era de um novo tipo de dengue. Mais tarde, o diagnóstico foi confirmado foi outro: contaminação por um vírus sobre o qual pouco se sabia, o zika.
Passado um ano dessas primeiras notificações, a doença passou a ser identificada em cada vez mais municípios e, meses depois, foi descoberta a relação entre o vírus e um aumento nos casos de microcefalia entre bebês.
Nesta segunda-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que considera o avanço da microcefalia ligada ao zika vírus nas Américas uma emergência internacional. Veja como foi a evolução do zika e da microcefalia em 13 momentos cruciais: