Os estudantes do ensino fundamental da Escola de Educação Básica (EEB) Padre Antônio Vieira, do município Anita Garibaldi, produziram uma atividade diferenciada este ano chamada ‘Santa Catarina, Viva esse Estado!’. A ideia, vinda do professor de história, Gil Karlos Ferri, foi de elaborar o mapa dos locais históricos de Santa Catarina em maquetes. Os trabalhos foram expostos ao público no salão nobre da escola para aproximadamente 600 pessoas, entre elas alunos, profissionais e comunidade escolar.
A iniciativa, que envolveu 132 alunos das turmas dos 6º, 7º e 8º anos, teve como propósito ampliar o conhecimento sobre a história de cada município catarinense, por meio de pesquisas históricas e com a produção de maquetes. “Regiões pequenas do Estado tornaram-se mais conhecidas, além de levar para os estudantes a diversidade de culturas e estilos arquitetônicos espalhados por Santa Catarina”, explica Ferri, que também é especialista em Metodologia de Ensino de História.
Para o professor, promover trabalhos práticos em sala de aula reflete na independência dos estudantes, no protagonismo juvenil e estimula o empreendedorismo. “Todos esses valores são característicos de Santa Catarina e devem ser abordados em nossas escolas. Não apenas a produção textual é válida, mas toda atividade que mobilize e faça sentido para a vida dos alunos”, ressalta.
O estudante Guilherme Gonçalves, do 8º ano, ganhou destaque com a maquete da Casa de Pedra de Nova Veneza, região sul do Estado, considerada atualmente patrimônio nacional.
A atividade, além de levar uma forma lúdica para a sala de aula, foi uma maneira de avaliar os conhecimentos dos estudantes na disciplina de história. “Não basta saber, tem que saber fazer e se sentir incluído na aula de história, esse é o segredo. O passado está aí para compreendermos e projetarmos um presente e futuro cada vez melhor”, completa o educador.
O trabalho teve como parceira o órgão oficial de turismo do Estado, a SANTUR, que irá disponibilizar cartilhas das regiões catarinenses que serão distribuídas aos alunos.