Apesar das chuvas que banharam o município de Lavras da Mangabeira no mês de Janeiro de 2016, o Açude Rosário, responsável pelo abastecimento da cidade de Lavras da Mangabeira, recebeu uma pequena recarga e continua em nível crítico.
As chuvas que ocorreram durante o mês de Janeiro de 2016, não foram suficientes para garantir uma boa recarga do reservatório.
Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos-COGERH, atualmente, o reservatório está com 15,45%, o equivalente a Sete Milhões de Metros Cúbicos dágua, conforme dados divulgados pela Cogerh.
Atualmente, está sendo liberados 70 Litros dágua por Segundo para perenizar o Riacho do Rosário, e 40 Litros dágua por Segundo para a Cagece realizar o fornecimento dágua para a sede do Distrito de Quitaiús e a Cidade de Lavras da Mangabeira.
Ainda segundo a Cogerh, caso não volte a chover para garantir uma boa recarga, o Açude Rosário entrará no volume morto a partir do dia 30 de Julho próximo.
Diante da atual situação de incerteza da concretização da quadra invernosa, é necessário que a população continue utilizando a água de forma racional para satisfazer as suas necessidades diárias.