Após uma longa estiagem que durou 42 dias estiagem, as chuvas voltaram a banhar o Município Lavras da Mangabeira desde a madrugada do último dia 08, para alegria dos agricultores que aguardavam anciosamente pela volta das chuvas.
Conforme a funceme, choveu 74 Milímetros no Distrito de Amaniutuba, 65 Milímetros no Distrito de Iborepi, 60.1 Milímetros no Distrito de Mangabeira, 29 Milímetros no Distrito de Quitaiús e 2.4 milímetros na sede do Município de Lavras da Mangabeira. No sítio Logradouro, a chuva foi 11 milímetros.
Nos últimos dias, uma intensa onda de calor incomodava a população de Lavras da Mangabeira.
A expectativa, é de que as chuvas continuem banhando todo o município de Lavras da Mangabeira para garantir uma boa recarga de água nos reservatórios, como também proporcionar uma boa colheita de Milho, Feijão, Fava, Arroz e muita pastagem para alimentar os rebanhos Bovino, Ovino, Caprino e outros animais.
A última chuva que banhou o Município de Lavras da Mangabeira, ocorreu no Dia 26 de Janeiro. Segundo dados coletados pela Funceme, durante o mês de Janeiro choveu 267,1 milímetros quando o esperado para o período é de 146,9 milímetros, o que indica que choveu 81,8% acima da média para o período.
Enquanto isso, no mês de Fevereiro choveu apenas 39.0 milímetros, quando o esperado para o período era de 164,8 milímetros, representando que houve um defíct de chuvas da ordem de 76,3 milímetros.