Os pacientes renais transplantados do Ceará têm assegurado o fornecimento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), do medicamento Everolinus (5mg), utilizado para evitar a rejeição de órgãos em transplantes de pacientes renais. A decisão da Justiça Federal atende a uma Ação Civil Pública da Defensoria Pública da União (DPU). A DPU foi informada da decisão na sexta-feira (8).
O Everolinus, que tem nome comercial de Afinitor, está na lista de medicamentos que devem ser fornecidos pelo Ministério da Saúde e distribuídos pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). A caixa com 30 comprimidos do Everolinus (5mg) custa entre R$ 4.740 a R$ 6.123 nas farmácias.
A ação partiu de denúncia, realizada pela Associação Cearense dos Renais e Transplantados (Acret), que procurou a DPU, em março de 2015, relatando que o medicamento não estava sendo fornecido em quantidade suficiente desde dezembro de 2014, bem como de diversas demandas de outros pacientes, que buscaram assistência jurídica da defensoria para garantir o recebimento do Everolinus.