O Ceará começa a receber esta semana as primeiras unidades das vacinas contra o vírus H1N1 que serão enviadas a todos os postos de saúde, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). No total, o Ministério da Saúde deve enviar ao estado 2.017.553 de doses da vacina.
Diferentemente de São Paulo, que adiantou a campanha, o Ceará vai acompanhar o calendário nacional, que começa no dia 30 de abril e segue até 20 de maio. No estado, a campanha será unificada em todos os municípios.
A coordenadora de imunizações da Sesa, Ana Vilma Braga, afirma que a distribuição aos municípios deve começar quando o estado tiver recebido em torno de 30% do total aguardado do Ministério da Saúde.
A vacina distribuída na rede pública é trivalente, o que, segundo explica a coordenadora, livra contra H1N1, H3N2 e tipo B. "Na clínica privada, é mais uma cepa do tipo B, que para o Brasil não tem muita diferença. O comitê técnico de imunizações chegou a conclusão que a trivalente atende nossa necessidade, pelo que está circulando no Hemisfério Sul".