A Secretaria da Saúde do Município de Lavras da Mangabeira, continua realizando o trabalho de combate ao Mosquito Aedes Aegypti, no Distrito de Amaniutuba, com a realização de visitas domiciliares pelos agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e funcionários da própria secretaria.
No último dia 12 de Abril, foi iniciado o trabalho de combate ao mosquito com a utilização da aplicação de inseticida, através de pulverizações realizadas por agentes de endemias utilizando pulverizadores costais motorizados.
Atualmente já foram confirmados mais de 10 casos de pessoas com dengue no Distrito de Amaniutuba, e mais de 40 aguardam confirmação após realização de exames laboratoriais.
Aqui na sede do Município, já começaram a surgir os primeiros casos de dengue confirmados. Já são mais de 04 casos de pacientes que contraíram a doença e foram hospitalizados no Hospital São Vicente Ferrer.
Todos os dias, dezenas de pacientes apresentando os sintomas de Dengue e outras doenças, procuram o Hospital São Vicente Ferrer para atendimento médico.
No momento, todos os leitos das enfermarias, apartamentos, observação e até mesmo do pronto atendimento para pequenas cirurgias, estão totalmente de pacientes.
Nos corredores em frente aos consultórios médicos, enormes filas de pessoas se formam à espera de atendimento médico.
Todos os dias, o número de pessoas apresentado sintomas de dengue aumenta em Lavras da Mangabeira, o que tem preocupado os profissionais da área de saúde do Município.
Para agravar ainda mais a situação, já existe um paciente hospitalizado com suspeita de Zika Vírus, aguardando apenas a confirmação através de exames laboratoriais.