A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do Município de Lavras da Mangabeira, deverá iniciar no próximo mês de Junho, o preenchimento dos laudos de vistoria por amostragem, referentes ao Programa Garantia Safra 2015/2016.
Em todo o Município de Lavras da Mangabeira, foram cadastrados 2.476 Agricultores de Base Familiar, mas durante o cruzamento de dados do sistema que é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, foram gerados apenas 2.435 boletos para pagamento na rede bancária.
O total de Famílias de Agricultores de Base Familiar a ser visitada pelos vistoriadores da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do Município, será definido pelo MDA.
O Trabalho de vistoria por amostragem, consiste em averiguar se realmente o agricultor efetuou o plantio do roçado, se a área é igual ou superior a 02 tarefas, sendo para isso utilizado o GPS para georeferenciamento da área de plantio, se houve perdas por falta de chuvas ou por excesso(inundação).
Após a Coleta de dados no campo, todos os dados serão enviados para o MDA-Ministério do Desenvolvimento Agrário/Secretaria da Agricultura Familiar.
O Secretario de Agricultura e Recursos Hídricos do Município de Lavras da Mangabeira,Ciron Alexandre Beserra, informou que está aguardando apenas o envio dos Laudos para Verificação de Perdas da Safra pelo MDA, para que os técnicos da Secretaria, possam ir a campo para realizar o trabalho de coleta de dados.
Em 2015 foram realizados 175 Laudos de Vistoria em todo o Município de Lavras da Mangabeira.