A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do Município de Lavras da Mangabeira, iniciou no último dia primeiro e deverá concluir no próximo dia 30, o preenchimento dos 75 laudos de vistoria por amostragem, referentes ao Programa Garantia Safra 2015/2016.
Em todo o Município de Lavras da Mangabeira, foram cadastrados 2.476 Agricultores de Base Familiar, mas durante o cruzamento de dados do sistema que é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, foram gerados apenas 2.435 boletos para pagamento na rede bancária.
O total de Famílias de Agricultores de Base Familiar a ser visitada pelos vistoriadores da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do Município, foi definido pelo MDA.
O Trabalho de vistoria por amostragem, consiste em averiguar se realmente o agricultor efetuou o plantio do roçado, se a área é igual ou superior a 02 tarefas, sendo para isso utilizado o GPS para georeferenciamento da área de plantio, se houve perdas por falta de chuvas ou por excesso(inundação).
Após a Coleta de dados no campo, todos os dados serão enviados para o MDA-Ministério do Desenvolvimento Agrário/Secretaria da Agricultura Familiar.
O Secretario de Agricultura e Recursos Hídricos do Município de Lavras da Mangabeira, Ciron Alexandre Bezerra, informou que o trabalho de visória e coleta de dados para Verificação de Perdas de Safra, está sendo realizado por uma equipe formada por 04 técnicos da própria secretaria.
Em 2015 foram realizados 175 Laudos de Vistoria em todo o Município de Lavras da Mangabeira.