O açude Rosário, responsável pelo Abastecimento dágua da cidade de Lavras da Mangabeira, do Distrito de Quitaius e a perenização do Riacho do Rosário, está com apenas 28,05 de sua capacidade de armazenamento dágua, o equivalente a Treze Milhões de Metros Cúbicos dágua, conforme dados divulgados pela Cogerh-Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, Gerencial Regional Crato.
No último dia Treze, a Comissão Gestora esteve reunida na sede do Conselho Beneficente de Trabalhadores e Crianças Carentes do Distrito de Quitaius-Cobec, quando foi realizada a Alocação negociada dágua tanto para a irrigação como para o Consumo Humano.
Ficou acertado que seriam liberados 150 Litros d’água por segundo, sendo 40 Litros d’água por Segundo para a Cagece realizar o abastecimento humano da sede do Distrito de Quitaius e a Sede do Município, e os 110 litros d’água por segundo para realizar a perenização do leito do riacho do rosário.
A Comissão Gestora do Açude Rosário, voltará a se reunir no próximo dia 03 de agosto, quando será feita uma avaliação do volume d’água que foi liberado e as perspectivas para os últimos 05 meses que restam para concluir o ano de 2016.
O grande desafio no momento, é garantir água para o consumo humano como também para a irrigação e outros usos de forma racional e consciente, já que os próximos meses que vem pela frente, são responsáveis pelas altas taxas de evaporação da água acumulada no reservatório e o no aumento do consumo d’água para irrigação de lavouras pelos irrigantes ao longo do Vale do Riacho do Rosário.
A expectativa é de que novas áreas não sejam plantadas e os produtores procurem lançar mão de sistemas de irrigação mais eficientes como Microaspersão e Gotejamento para garantir a exploração de áreas que estão sendo utilizadas para o cultivo de culturas perenes.