A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará-COGERH,Gerência Regional Crato, intensificou desde a última segunda feira a fiscalização ao longo do Riacho do Rosário, em Lavras da Mangabeira com o objetivo de identificar os barramentos irregulares no leito do Riacho, feitos com sacos de areia, o que é proibido por lei.
Inicialmente, todos os produtores serão notificados para retirar os barramentos. Se os barramentos persistirem, a Semace, Polícia Ambiental Rural e o Ministério Público serão acionados para punir os infratores na forma da lei.
Durante a reunião da Comissão Gestora do Açude Rosário, realizada no último dia Dois de Agosto, na Sede do COBEC, no Distrito de Quitaiús, ficou acertado que seria liberado um volume d’água de 500 litros por segundo para perenizar o leito do Riacho do Rosário até a Barragem do Sítio Logradouro, e que quando a água chegasse na barragem, o volume a ser liberado voltaria a ser de 110 Litros por segundo.
Ficou acertado também, que toda sexta feira a partir das 18 Horas, todos os motores utilizados para irrigação ao longo do vale do Riacho do Rosário seriam desligados e só voltariam a ser ligados novamente nas segundas feiras a partir das 07 horas da manhã, e o irrigante que descumprir o que ficou acordado durante a reunião da Comissão Gestora, terá o seu motor lacrado pela fiscalização.
A irrigação por inundação e o plantio de novas áreas, ficam proibidos. Com relação a irrigação por inundação, os produtores terão que procurar substituir o sistema de irrigação tradicional gradativamente por sistemas de irrigação mais eficientes como microaspersão e gotejamento, que economizam bastante água.
Para aumentar a eficiência da irrigação, os produtores deverão procurar irrigar as suas lavouras nos períodos mais frios do dia e de preferência durante a noite, quando a perda d’água por evaporação é bem menor.