Um motorista, de 49 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (5) ao transportar 38 pássaros da espécie curió, na BR-364, na região de Alto Garças, a 366 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as aves estavam acomodadas em 20 gaiolas dentro do porta-malas do carro do suspeito. O homem é criador de pássaros e não tinha documentos necessários para o transporte legal das aves.
A apreensão ocorreu durante abordagem de rotina, no KM 48, no posto da PRF de Alto Garças. O homem disse aos policiais que saiu da cidade de Bauru, em São Paulo, e iria paraCuiabá. As aves seriam entregues ao proprietário dos pássaros, que os encaminharia para Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá. Os curiós seriam vendidos naquela região.
“Encontramos essas aves no porta-malas. Ele [o motorista] tinha um documento permitindo a criação, mas não tinha documento para transportar. Além disso ele não portava uma relação dos pássaros, o que é obrigatório”, comentou ao G1 o policial rodoviário Leonardo Salomão.
Conforme a PRF, por não ter os documentos necessários, a situação acabou se configurando como crime ambiental. “O transporte estava aparentemente adequado. Eles estavam com comida e água. Só que estavam sendo transportados no porta-malas”, disse o policial.
O motorista foi encaminhado para a Polícia Civil. Já os pássaros serão levados para a sede do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.
Fonte:http://g1.globo.com/mato-grosso