Uma mulher gestante de cinco meses recebeu diagnóstico positivo para infecção pelo Zika Vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.
A confirmação ocorreu através da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, na tarde dessa quarta-feira (02).
De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde, enfermeira Franciele de Carlo, a gestante procurou a unidade de saúde do bairro Rio Verde no início de janeiro com sintomas da doença. Amostra de sangue foi colhido em encaminhado para laboratório fora do município. O resultado chegou hoje.
“É um caso confirmado de Zika que estamos acompanhando. O bebe está bem, a mãe está bem, não terá provavelmente nenhuma alteração, mas é uma preocupação, pois somos mais um número agora no Brasil de caso de gestante com Zika, tendo em vista que o risco maior está nas gestantes e nos bebes”, enfatizou.
A enfermeira relatou que a mãe adquiriu o vírus depois do período mais crítico da gestação, ou seja, o primeiro trimestre que é o período em que o sistema neurológico do feto está em pleno desenvolvimento. “No caso dessa gestante, ela pegou o Zika no início do segundo trimestre e está seguindo com uma gestação muito tranquila. A gente vê outros casos no Brasil em que as mães tiveram Zika no início da gestação e que os bebes estão normais, ou seja, sem nenhuma alteração neurológica. Nem toda gestante que tiver Zika, significa que o bebe terá alteração”, completou.
Em Lucas do Rio Verde as notificações de suspeitas para Zika Vírus somam hoje 653 casos. Desses 25 são gestantes, com uma confirmação.
Em relação a dengue são 361 notificações para 25 casos confirmados e 20 suspeitas de pessoas com chikungunya.
Fonte:http://www.mtnoticias.net/