A Secretaria de Estado de Segurança Pública aumentou em mais nove os serviços do portal da Delegacia Virtual (www.delegaciavirtual.mt.gov.br). A versão 3 do sistema passou a disponibilizar ao cidadão registros de ocorrências de furto de celular, exercício ilegal da profissão, ameaça, calúnia, difamação, injúria, constrangimento ilegal, violação de serviços e o pré-registro, além do extravio e furtos de documentos e objetos, denúncia, e desaparecimento de pessoas que já existiam.
Os tipos penais para o registro via internet foram escolhidos pela Polícia Judiciária Civil com base em pesquisas estatísticas dos crimes mais registrados nas delegacias de polícia, e, com isso, trazer agilidade e eficiência no atendimento ao cidadão.
Os serviços da Delegacia Virtual podem ser acessados pelo Portal da Segurança Pública (https://portal.sesp.mt.gov.br/portaldaseguranca/pages/home.seam), com maior comodidade e agilidade ao cidadão, tudo pela internet, sem que ele precise sair de casa e enfrentar filas em uma delegacia de polícia.
O pré-registro é uma das novidades da nova versão. Ao acessar o site, o cidadão poderá iniciar o preenchimento dos dados da ocorrência (data, hora, local) e relatar como aconteceu o fato. No final será gerado um número de protocolo e no prazo de 48 horas o comunicante deve comparecer em uma delegacia para finalizar o registro e impressão do documento.
O pré-registro foi pensado para agilizar a comunicação de tipos penais, que não são contemplados pela Delegacia Virtual por haver necessidade de requisitar perícias, com o crime de roubo. Com isso, o cidadão ganha tempo e garante maior informação no registro da ocorrência. “Na Delegacia o atendente irá verificar se tudo está correto e tipificar o crime. De casa e logo após sofrer o crime, a vítima terá maior facilidade de lembrar detalhes interessantes para investigação, como características físicas da pessoa”, destacou o delegado coordenador da Central de Ocorrências, Roberto Pereira Amorim.
Os novos serviços estão em funcionamento desde o dia 27 de janeiro de 2016. Nesse período a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Sesp, avalia o desempenho do sistema.
A coordenadora de Soluções Tecnológicas da Sesp, Diana Lima, disse que a versão 3 da Delegacia Virtual começou a ser desenvolvida em janeiro de 2015, com a entrega da primeira fase em junho e a segunda etapa em janeiro de 2016. “Um projeto nunca é desenvolvido apenas pela parte técnica. Sempre há um ou vários solicitantes, um ou vários responsáveis por repassar as regras do negócio trabalhando em conjunto com a equipe técnica. Neste caso a equipe técnica da Gerência de Projetos da STI que escreveu o projeto, a Gerencia de Sistema implementou e a Superintendência de Tecnologia da Informação-STI da Sesp implantou”, explicou.
Fonte:http://www.mtnoticias.net/