Um menino indígena de um ano e um mês está internado no Hospital Regional de Colíder, município distante a 648 km de Cuiabá, com suspeita de H1N1. Ele é da etnia Panará e vive com os pais na aldeia Nãsepotiti, já perto da divisa de Mato Grosso com o Pará. A criança está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o estado de saúde dela é considerado grave, informou o Distrito Sanitário Especial Saúde Indígena (Dsei).
Conforme a assistente social Maria das Graças Vieira, o menino foi levado da aldeia até Colíder de avião e, ao chegar ao hospital, foi examinado e levado direto para a UTI. Ele está internado desde a última terça-feira (15). Os exames que vão confirmar se o indígena tem H1N1 só devem ficar prontos na próxima quarta-feira, segundo foi informado à assistente social.
Os pais da criança estão numa casa de apoio aos indígenas localizada em Colíder e fazem visitas diárias ao filho. Eles não falam português e a comunicação é feita, geralmente, no idioma caiapó, disse Maria das Graças. A aldeia em que eles vivem fica a aproximadamente 380 km de Colíder, informou a assistente social.
O G1 tentou entrar em contato com o Hospital Regional de Colíder, mas ninguém atendeu as ligações.
Fonte:http://g1.globo.com/