Em apenas um dia de operação da Polícia Civil, 495 pessoas foram presas em Mato Grosso. Ao todo, foram 156 prisões efetuadas na região metropolitana e 345 no interior do estado, além de 24 mandados de prisão cumpridos pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes. Entre os detidos estão 66 menores infratores, sendo 23 deles em flagrante e 41 deles apreendidos na Grande Cuiabá por delitos como roubo, tráfico de drogas e homicídio. A operação teve início na madrugada de terça-feira (19) e acabou na madrugada de quarta-feira (20).
Essa foi a segunda vez que a ação denominada “Civil na Carga Máxima” foi realizada no estado. Durante a primeira fase, realizada em 4 de março, 408 presos. Dessa vez, quase 2 mil pessoas foram abordadas preventivamente e 593 foram levadas para a delegacia para serem averiguadas. Além disso, 701 condutores tiveram seus documentos e veículos checados.
De acordo com o balanço da polícia, foram cumpridos 207 mandados de prisões preventivas e temporárias – investigadas em casos de estupros contra crianças e mulheres, roubos, homicídios, latrocínios e tráfico de drogas – e as demais prisões são oriundas de flagrantes durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão por crimes como tráfico, embriaguez ao volante, posse e porte irregular de arma de fogo e munições.
Além disso, foram apreendidos 68 quilos de drogas, 83 armas de fogo, 1,6 mil munições, R$ 91.756 em espécie e R$ 294 mil foram bloqueados pela Justiça em investigações de estelionato. Também foram apreendidos frascos de perfumes, facas, petrechos de pesca, material usado em tatuagem, rádios comunicadores, ferramentas de garimpo, notebooks, computadores, balanças de precisão, serras, cachimbos, relógios, lanternas.
Fonte:http://g1.globo.com/