Nos últimos três anos, Cuiabá teve aumento de 15,8% no número de pessoas que admitem que dirigem mesmo depois de terem consumido bebida alcoólica. Os dados são da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, e foram divulgados neste sábado (18). Em 2015, 11,7% das pessoas da capital mato-grossense admitiram que tinham dirigido depois de beberem, enquanto em 2012 esse índice foi de 10,1%.Nesta semana, a Delegacia de Trânsito divulgou que 47 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Cuiabá entre janeiro e o início de junho de 2016, sendo que os fatores que mais contribuíram foram motoristas dirigindo em alta velocidade ou depois de beber.
Os números da Vigitel colocam Cuiabá, assim como Boa Vista, em Roraima, na contramão em relação à maior parte das capitais brasileiras, que apresentaram queda nesses números nos últimos três anos.
Na média nacional, segundo a pesquisa, 5,5% das pessoas disseram que dirigiram após o consumo de bebidas alcoólicas, contra 7% de 2012, o que representa diminuição de 21,5%.
Na capital mato-grossense, a maioria dos que conduzem veículos motorizados após ingerirem bebidas alcoólica é formada por homens (8,7%), segundo o levantamento.
De acordo com a Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) de 2015, 8,7% da população de 25 a 34 anos admite beber e dirigir. Esse número é duas vezes maior do que da população de 18 a 24 anos, e quatro vezes maior do que o grupo de homens e mulheres que têm 65 anos ou mais.
O levantamento também constatou que, quanto maior o grau de instrução, maior é o número de pessoas que assumem o risco. A Vigitel 2015 realizou mais de 54 mil entrevistas nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal.
Atualmente, por causa da Lei Seca, o motorista que beber qualquer quantidade de bebida alcoólica e for pego numa fiscalização de trânsito está a sujeito a multa de R$ 1,9 mil e suspensão do direito de dirigir por um ano.
Fonte:http://g1.globo.com/mato-grosso