Os delegados da Polícia Civil decidiram encerrar a greve da categoria e retornaram nesta segunda-feira (20) ao trabalho em Mato Grosso. A categoria havia entrado em greve no dia 31 de maio para cobrar o pagamento da reposição das perdas inflacionárias de 11,28% referente a 2015. Interrompeu o movimento no dia 6 de junho e parou os trabalhos novamente no dia 13 de junho. O estado tem 270 delegados.Na última sexta-feira (17), em assembleia, os delegados decidiram voltar às atividades. A categoria afirma não concordar com a última proposta feita pelo governo do estado para pagamento da Revisão Geral Anual, mas que encerra a greve por causa do atual momento da segurança pública que vive o estado.
"Por causa dos últimos acontecimentos, a categoria achou por bem retornar para garantir a segurança para a população", disse o delegado Wagner Bassi, presidente do sindicato que representa a categoria, o Sindepo.
No estado, aproximadamente 30 categorias também entraram em greve desde maio para cobrar o pagamento da RGA. Há dez dias, cidades têm registrado ataques ocorridos por ordem de presos, supostamente porque as visitas aos presídios foram suspensas por causa da paralisação por parte de servidores do sistema penitenciário.
Na semana passada, o governo anunciou que iria cortar o ponto de servidores cujas categorias tiveram as greves declaradas ilegais pela Justiça. Algumas categorias, como as dos peritos criminais, e a dos servidores do meio ambiente, já retornaram aos trabalhos.
Fonte:http://g1.globo.com/mato-grosso