..:: Rádio Ubirata FM ::..
..:: Rádio Ubirata FM ::.. - Por JMultimidia.com.br - Versão: (Beta)
 
FacebookTwitterMSN Fale Conosco (66) 3579-1377
Rádio Nova Ubirata FM
 
Pgina Inicial A Rdio Programao Equipe Notcias Fotos Vdeos Agenda Promoes Mural Contato
noar
Ouvir a Rádio Rádio Nova Ubirata FM
Sem locutor!
Nenhum programa cadastrado!
Ampliar Imagem
pedidos
enquete
QUAL O MELHOR DIA PARA A FEIRA DO PRODUTOR?

DOMINGO
SÁBADO
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA

promocoes
Nenhuma promoção cadastrada!
Cadastrar-se   Ver Todas As Promoções
previsao
Siga-nos no Twitter promocoes
NESTOR NOGUEIRA
COMUNICADOR E APRESENTADOR
Mais detalhes
..:: Rádio Ubirata FM ::.. - Por JMultimidia.com.br - Versão: (Beta)
Notícias - Rádio Nova Ubirata FM voltar
GERAL
Índios kayapós querem indenização por queda de avião da Gol em MT
Índios alegam que local virou 'casa de espíritos' e vedado ao uso da tribo. Avião da Gol caiu na terra indígena Capoto-Jarina em setembro de 2006


 Os índios da etnia Kayapó querem receber uma indenização da empresa Gol Linhas Aéreas por danos materiais e imaterais sofridos por aquele povo após a queda do avião da Gol, em 2006, na terra indígena Capoto-Jarina, que pertence à etnia, próximo ao município de Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá.

A proposta foi apresentada durante uma reunião entre líderes da etnia e representantes da empresa aérea em fevereiro deste ano. A reunião foi mediada pelo procurador da República Wilson Rocha Fernandes Assis, que atua no Ministério Público Federal (MPF) de Barra do Garças, a 516 km da capital. Posteriormente, um inquérito civil foi instaurado para investigar os possíveis danos sofridos por aquele povo por causa do acidente.Segundo o procurador, a proposta de acordo foi formulada pela comunidade indígena durante o encontro, mas a empresa não se pronunciou sobre o assunto, na ocasião. Ao G1, a empresa informou que foi notificada sobre o inquérito e ter conhecimento da proposta feita, mas que trata-se de uma política interna não tecer comentários sobre esse tipo de assunto.

De acordo com o MPF, os índios da etnia Kayapó alegam que, após a queda do avião no interior da terra indígena, a área se tornou vedada ao uso tradicional dos índios, pelo respeito que a comunidade dispensa às 154 pessoas mortas no acidente. “Segundo a cultura Kayapó, a área constitui uma 'mekaron nhyrunkwa', uma casa dos espíritos, vedada ao uso da comunidade para fins de caça, pesca, roça ou construção de aldeias”, explicou o procurador.

Segundo os indígenas, a área vedada ao uso daquele povo corresponde a cerca de 1.200 km², uma circunferência com raio aproximado de 20 km. Nesse espaço se encontrariam os destroços do acidente, conforme o MPF, razão pela qual as kayapós solicitam o pagamento de uma indenização pecuniária, cujo valor não foi informado, mas que seria revertido a projetos destinados à garantia e promoção dos direitos coletivos da comunidade indígena da região.

Avião da Gol que caiu em Mato Grosso em 2006 após bater em jato Legacy vitimou 154 pessoas. (Foto: FAB/Divulgação)Avião da Gol que caiu em Mato Grosso em 2006
após bater em jato Legacy (Foto: FAB/Divulgação)

Inquérito
A portaria que determinou a instauração do inquérito civil foi assinada pelo procurador Wilson Rocha Fernandes de Assis no dia 3 de junho, que alegou levar em consideração “a necessidade de aprofundar a instrução relativa aos danos gerados em razão da queda de aeronave na terra indígena”

“Há uma investigação em andamento, aguardando a elaboração de laudo antropológico que circunstancie a narrativa da comunidade, de modo a demonstrar mais claramente a extensão dos danos provocados ao povo Kayapó”, afirmou o procurador.

Acidente e sentença
O avião da Gol fazia o voo 1907, entre Manaus e Rio de Janeiro, e caiu após se chocar com um jato Legacy que seguia para os Estados Unidos, com sete pessoas a bordo. Ao todo, 154 pessoas que estavam no voo da Gol morreram no acidente, entre passageiros e tripulantes. O Legacy conseguiu pousar numa base aérea no Pará e todos os ocupantes sobreviveram.

Pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino estavam no jato Legacy (Foto: Reprodução/TV Globo)Pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino
estavam no jato Legacy (Foto: Reprodução/TV Globo)

Os pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino foram condenados a três anos, um mês e 10 dias de prisão em regime aberto, por terem provocado o acidente com o avião da Gol. Em 2015, o processo transitou em julgado e a Justiça determinou que os pilotos iniciassem o cumprimento da pena.

No dia 25 de maio, o juiz Murilo Mendes, da 1ª Vara Federal de Sinop, determinou que os pilotos poderão escolher se cumprirão a pena nos Estados Unidos da América ou em solo brasileiro. Os pilotos ainda precisam ser notificados para se pronunciarem à Justiça brasileira.

Ao longo do andamento processual, Lepore e Paladino mantiveram-se em território norte-americano. A decisão do juiz federal de Sinop, que os desobriga do cumprimento da pena no Brasil, baseia-se em convenção internacional da qual Brasil e Estados Unidos da América são signatários.


Fonte:http://g1.globo.com/mato-grosso

 

Publicado dia 11/07/2016 às 09:33:01

 
TODAS AS MATÉRIAS DA SEÇÃO GERAL
15/09/2017 - Lutando contra câncer, situação de Marcelo Rezende se agrava
15/09/2017 - Casos de febre chikungunya aumentam 106% em MT, diz balanço
15/09/2017 - Ataque terrorista no metrô de Londres deixa vários feridos
21/08/2017 - Eclipse irá cobrir o sol completamente nos EUA nesta segunda
03/08/2017 - NOVA UBIRATÃ: CÂMARA DE VEREADORES RETORNA COM AS SESSÕES ORDINÁRI...
25/07/2017 - ACONTECEU NESTE DOMINGO, AS QUARTAS DE FINAIS DA 12º COPA FUTSAL NOVA...
25/07/2017 - PRÓ BR-242
25/07/2017 - Morador tem energia cortada e mata funcionário de concessionária em ...
20/07/2017 - ENCERRADA A PRIMEIRA FASE DA 12º COPA DE FUTSAL NOVA UBIRATÃ
17/07/2017 - ENCERROU NA SEXTA FEIRA ( 14.07.17)JOGOS ESCOLARES DE NOVA UBIRATÃ
PUBLICIDADE
Diminuir Texto Aumentar Texto
top10
Documento sem título
MARILIA MENDONÇA
AMANTE NÃO TEM LAR
Documento sem título
LUCAS LUCCO
FÉ NO PAI
Documento sem título
ROBERTO CARLOS E JE... 
CHEGASTE
Documento sem título
LUAN SANTANA
ACORDANDO O PRÉDIO
Documento sem título
HENRIQUE E JULIANO
VIDINHA DE BALADA
Documento sem título
CLAUDIA LEITE
TAQUITÁ
Documento sem título
MC PEDRINHO E MC LI... 
O QUE ESSA GAROTA FEZ
Documento sem título
ANA VILELA
TREM BALA
Documento sem título
LUIZA E MAURILIO
TO BEM
Documento sem título
LUIZA E MAURILIO
TO BEM
publicidades
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Rádio Nova Ubirata FM
Todos os Direitos Reservados © 2024
Rua Santa Catarina, 1750 - Nova Ubiratã-MT, CEP: 78888-000
Fone: (66) 3579-1377
Desenvolvido por JMultimídia