O Pardal Eletrônico, aplicativo do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), usado para a população fazer denúncias de irregularidades durante a campanha eleitoral, vai ganhar duas novidades, anunciadas nesta terça-feira (12).
O Pardal, como é conhecido, vai passar a receber vídeos e aúdios, além de começar a operar no sistema iOS. Antes restrito ao Espírito Santo, o aplicativo foi adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e vai funcionar em todo o país. As mudanças passam a valer no próximo dia 29.
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-ES, Danilo Marchiori, disse que, desde olançamento do aplicativo, em 2012, foram recebidas cerca de 5 mil denúncias de irregularidades.“Pode denunciar propaganda eleitoral, compra de voto ou qualquer tipo de irregularidade. A pessoa registra e isso vai ser direcionado para as autoridades competentes”, falou.
Ao receber a denúncia, existem duas ações a serem feitas, sendo uma imediata e outra que depende de um processo a ser aberto.
“Quando chega ao juiz eleitoral, muitas vezes, ele manda interromper a ação irregular imediatamente, adota o poder de polícia. Isso também vai para o Ministério Público, que pode acionar a Justiça, processando aquele candidato”, explicou Marchiori.
Fonte:http://g1.globo.com/