A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) entregou neste domingo (17) parte da obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros do aeroporto Marechal Rondon, emVárzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. A conclusão da obra está prevista para dezembro deste ano. Com as obras, o aeroporto tem, agora, nova sala de embarque doméstico e nova sala de embarque remoto.
As obras no aeroporto são resultado de um termo de convênio firmado entre a Infraero e governo de Mato Grosso em setembro de 2012. Segundo o convênio, cabe à Infraero realizar o repasse de recursos para os trabalhos, cumprir ações de controle ambiental e a fiscalização da execução das obras em conjunto com o governo estadual.Já o estado fica responsável por licitar, contratar, exercer a gestão do contrato e da obra, e fazer as adequações das vias externas de acesso ao aeroporto.
A obra está orçada inicialmente em aproximadamente R$ 84 milhões. As obras prometem melhorias ao fluxo operacional, evitando longas filas na área de inspeção de passageiros (Raio-X).
O aeroporto Marechal Rondon foi eleito mais uma vez como sendo o pior do Brasil, segundo o Ministério dos Transportes. A pesquisa ouviu 13.452 passageiros dos 15 maiores aeroportos do país e se refere ao segundo trimestre de 2016. O levantamento é feito a cada três meses.
Obra foi orçada em mais de R$ 84 milhões (Foto: Divulgação/Infraero)
Os passageiros deram notas para 38 itens e serviços do aeroporto, como tempo de espera em fila de check-in e na restituição de bagagem, limpeza dos banheiros e preço da comida vendida dentro do terminal. A média das notas dadas pelos passageiros para o aeroporto Marechal Rondon foi de 3,36.
Segundo a Infraero, com a finalização dos trabalhos a capacidade do aeroporto vai passar de de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros por ano. Até junho deste ano, 1,4 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto.
Fonte:http://g1.globo.com/mato-grosso