Publicação da PM alerta jogadores para riscos à segurança durante 'caçada' (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Além de entreter os usuários, o aplicativo de realidade aumentada 'Pokémon Go' tem sido motivo de preocupação para as autoridades. Através da tela do celular, os jogadores 'caçam' bichos virtuais nas ruas das cidades. Para advertir o jogadores, a Polícia Militar divulgou um alerta para as pesoas que usam o aplicativo sobre os riscos que o jogo pode trazer para a segurança pessoal dos jogadores.
O aviso foi publicado nas redes sociais do 1º Comando Regional da PM de Cuiabá. De acordo com a publicação, os jogadores devem estar alertas para criminosos que podem usarem o aplicativo para atrair e praticar delitos contra os usuários do aplicativo.
“Não perca sua atenção com o jogo. Lembre-se: criminosos preferem vítimas distraídas. Não entre em todos os locais [para caçar Pokemón], você poderá invadir uma propriedade privada ou ser atraído por um criminoso”, diz o alerta.O maior alerta é para que os jogadores não entrem em locais suspeitos enquanto estiverem jogando. De acordo com a major da PM Emirella Martins, o aplicativo pode colocar as crianças, principais usuários do aplicativo, em situações de risco. “A situação [em relação à segurança] no Brasil é diferente de outros países. E os usuários podem ser vítimas por estarem distraídos”, disse.
Apesar da polícia não ter registrado nenhum crime relacionado ao Pokémon Go no estado, a major disse que o alerta é válido, porque em outros lugares do país jogadores já foram vítimas de criminosos. “O próprio aplicativo faz os alertas, só que em inglês, o que dificulta o acesso de alguns usuários. Ele orienta para não jogar e dirigir, por exemplo, e a não se expor em locais de risco”, explicou a major.
No alerta, a polícia afirma que a localização exata dos jogadores pode ser revelada para outros usuários. Já segundo o jogador Felipe Ferraz de Miranda, de 21 anos, nenhuma informação ou interação com outras pessoas pode ser feita através do jogo.
“Existem os PokéStops que podem ser turbinados durante 30 minutos. Aconteceu nos Estados Unidos, a pessoa foi atraída para um Pokestop turbinado em uma região suspeita, um beco escuro e foi assaltada”, explicou.
As PokéStops são locais distribuídos pela cidade, em que os jogadores utilizam para pegar alguns itens do jogo. Nestes locais, qualquer jogador pode aplicar um bônus que atrai pokemóns da região e facilita a captura dos deles.
Fonte:http://g1.globo.com/mato-grosso