O Exército Brasileiro irá atuar, este ano, na segurança de 21 locais de votação situados em 12 municípios do estado, a pedido do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). O envio das Forças Armadas para Mato Grosso e outros sete estados foi autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quarta-feira (21), atendendo a pedidos dos juízes eleitorais que atuam nos municípios.Segundo a Justiça Eleitoral, o envio das Forças Armadas durante as eleições é previsto no Código Eleitoral e, no estado, foi solicitado o reforço para garantir que 7.781 eleitores indígenas possam votar com segurança. Conforme a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Helena Pócoas, foram selecionados os locais que, em pleitos anteriores, “apresentaram animosidade e beligerância entre algumas etnias e exacerbadas disputadas políticas”.
Em Mato Grosso, será reforçada a segurança em escolas públicas localizadas em Santa Terezinha, Barra do Garças, Tangará da Serra, General Carneiro, Campinápolis, Juara, Confresa, São José do Xingu, Poxoréu, Brasnorte, Rondolândia e Paranatinga.
Além das forças armadas, atuarão na segurança durante as eleições deste ano as polícias Federal, Militar e Civil, sendo que a Polícia Federal atuará nos mesmos locais de votação atendidos pelo exército e outros 12 pontos, totalizando 33.
Além de Mato Grosso, o TSE autorizou o envio das Forças Armadas para os estados do Rio de Janeiro, Alagoas, Rio Grande do Norte, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Acre e Pará.
Fonte:http://g1.globo.com/