Em Mato Grosso, cinco escolas ficaram entre as mil com o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento, considera as notas dos alunos nas provas objetivas (excluindo a redação). Das cinco melhores escolas do estado, todas pertencem ao sistema privado de ensino.o todo, no Brasil, 1.212.908 estudantes de 14.998 escolas do país fizeram a prova no ano passado.
O Colégio Isaac Newton, escola com a melhor nota do estado, obteve uma média de 619,71 pontos nas provas objetivas. A maior pontuação dos alunos da unidade escolar foi na prova de matemática, com uma média de 665,50 pontos. O colégio, que pertence ao sistema privado, tem um nível socioeconômico alto, segundo os indicadores do Inep.
Para a coordenação da escola, o trabalho dos professores focado no Enem colaborou para o desempenho da unidade. “Temos feito muito treino com nossos alunos nos moldes da prova oficial para o aluno ter domínio do tempo e não se perder na hora da prova”, afirmou a coordenadora Nilza Helena Pietro da Silva.
Das cinco melhores escolas de Mato Grosso, três ficam em Cuiabá. As outras estão nos municípios de Sinop e Tangará da Serra, a 503 e 242 km da capital, respectivamente.
Ao todo, os estudantes de 296 escolas de Mato Grosso fizeram a prova do Enem no último ano. Desse total, 199 são escolas estaduais e 97 são unidades privadas.
Com uma nota média de 430,98 pontos, a Escola Estadual Benedita Augusta Lemes, na zona rural de Jangada a 82 km de Cuiabá, foi a unidade com o pior desempenho. O G1 não conseguiu contato com a direção da escola.
100 melhores de Mato Grosso
Considerando a média das quatro provas objetivas [matemática, linguagens, ciências humanas e ciências da natureza], a comparação entre as escolas mostra que há uma grande lacuna entre como as redes privadas e públicas se saem no exame.
Em Mato Grosso das 100 melhores cidades no levantamento do Inep, 86 são do sistema privado de ensino e apenas 14 são públicas.
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) alegou que já conhecia a realidade do ensino médio no estado. Por nota, a pasta informou que realizou uma avaliação para fazer um diagnóstico e prever ações que preparem os estudantes da rede pública para o Enem. Entre as ações, estão previstos os lançamentos de aplicativos que devem auxiliar os alunos.
Veja as 10 escolas de Mato Grosso com as maiores médias nas provas objetivas:
1 – Colégio Isaac Newton (Cuiabá) – privada – média 619,71
2 – Farina Sistema de Ensino (Cuiabá) – privada – média 617,03
3 – Colégio Maxi (Cuiabá) – privada – média 614,34
4 – Colégio Regina Pacis (Sinop) – privada – média 606,00
5 – Instituto Presbiteriano Educação Simonton (Tangará da Serra) – privada – média 602,47
6 – Centro de Educação Básica São José (Sorriso) – privada – média 591,73
7 – Colégio La Salle (Lucas do Rio Verde) – privada – média 591,31
8 – CE Piaget Ensino de I e II graus (Lucas do Rio Verde) – privada – média 590,94
9 – Colégio Salesiano São Gonçalo (Cuiabá) – privada – média 589,93
10 – Colégio Christiane Archer Dal Bosco (Sinop) – privada – média 587,37
Fonte:http://g1.globo.com/