As oscilações de energia, provocadas durante o temporal que atingiu Cuiabá, na noite desta quarta-feira (26), queimaram dois equipamentos usados para o serviço de abastecimento de água. Segundo a Prefeitura de Cuiabá, o problema afeta aproximadamente 120 mil pessoas em 130 bairros. A previsão é que o abastecimento seja restabelecido em até 12 horas.O Corpo de Bombeiros informou que foram registrados mais de 15 chamados de inundações na cidade, além de casos de queda de árvores, carros estragados e córregos que transbordaram.
De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, as oscilações no fornecimento de energia elétrica causaram a queima de um transformador na ETA Tijucal e de uma bomba no sistema de captação do Parque Cuiabá, no Rio Cuiabá.
Com isso, foi interrompido o abastecimento de água para o Pedra 90, Nova Esperança, Parque Cuiabá parte do Tijucal e bairros na região. A prefeitura declarou que equipes da CAB Cuiabá estão no local para fazer os reparos.
A orientação é que a população economize água até que o sistema de abastecimento seja restabelecido. Ainda na noite de quarta-feira, houve oscilação e falta de energia no Sistema São Sebastião e Ribeirão do Lipa. O problema foi solucionado por volta da meia-noite.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Zanetti, uma equipe percorre a cidade para fazer um levantamento dos estragos causados pelo temporal.
“Foi uma chuva de alta intensidade. Uma chuva muito forte, em um tempo curto, e com pouco tempo para que a água tivesse o escoamento necessário. Por isso houve o alagamento”, comentou o coordenador ao G1.
Pronto-Socorro alagado
A chuva que atingiu a capital mato-grossense também alagou o setor administrativo do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). O temporal, no entanto, não teria afetado os pacientes, conforme informou a Prefeitura de Cuiabá.
Foi feita uma readequação nos próprios quartos para acomodar 10 pacientes que estavam internados. O alagamento não chegou a causar perdas na farmácia e no banco de sangue do PSMC, que também ficam no setor administrativo.
Fonte:http://g1.globo.com/